30 de jun. de 2011

10 coisas que a internet matou!

Com o advento da internet, rolou toda uma quebra de paradigma em áreas variadas da nossa vida. A mais importante, claro, foi a comunicação. Porém, tem um monte de outras coisas que mudaram ou acabaram (algumas boas e outras “já vai tarde”). Vejamos:


1- DISCUSSÕES DE BOTECO

Quantas e quantas horas a gente perdia em botecos da vida discutindo coisas importantíssimas como: “Quem joga mais, Zico ou Pelé?” ou “Quem ganharia a briga entre Maguila?”. Hoje em dia, quando qualquer dúvida do tipo aparece, na mesma hora alguém saca um smartphone, acessa o Google e descobre até detalhes estatísticos e infográficos dizendo quem é melhor – e acabando com a diversão da galera, é claro.
 
2 – ENCICLOPÉDIAS

Crianças e adolescentes de hoje em dia não devem nem saber o que é uma enciclopédia, Google é o novo Oráculo.
 
3- SONHOS ADOLESCENTES

Eu tava ótima vivendo com minhas memórias dos tempos do colegial – quando eu era fissurada naquele gato da escola, quando de repente… PÃM! Descubro que ele CASOU E EMBAGULHOU, tudo porque ele agora é meu amigo no Orkut! Quantos sonhos adolescentes foram esmagados por conta das redes sociais que re-conectam coleguinhas da infância?

4- DISCUSSÕES RESPEITOSAS

A falta de olho-no-olho + anonimato faz com que algumas pessoas abusem um pouco na hora de discutir alguma coisa na web, partindo pra agressão moral e verbal sem medo. O pessoal perdeu a noção da civilidade e também da necessidade de embasar uma opinião antes de emiti-la.

5- OUVIR UM DISCO INTEIRO

Sabe aquela sensação delícia de comprar um CD na loja, botar pra tocar, deitar no chão do quarto, abrir o encarte e ir saboreando cada música e cada letra? Não? Pois é, eu também não! A gente não faz mais isso hoje em dia. Os artistas não lançam mais CDs inteiros (apenas singles) e a internet redefiniu a maneira como a gente ouve música: faixa a faixa. De acordo com a Nielsen, a venda de discos caiu 55% em 2009, enquanto a venda de faixas individuais na web foi de 0 pra 1.2 bilhões.

6- EXPERTISE

Com tanta informação disponível na internet, qualquer um pode ser especialista em qualquer coisa, é só dar um Google, decorar tudinho e sair espalhando conhecimento por aí. Todo mundo sabe e tem opinião sobre tudo.

7- ESCRITA CORRETA

A galere si soltow e paçou a escrever antix di pensar, pq na web, u importantchy é si comunicar, neam gentchy?????? haeuahioaheiahaaeuehae. Inhai as gírias dus MiGuXoS forao ficandoo, OMG, e ae a gentemmmm LOL!!!!!!!!!!!!! #REFLITAO

8- CELEBRIDADES

Que fique claro que estamos falando aqui de celebridades de verdade, daquelas que tem talento e são glamurosas. Por causa da Internet, lugar onde qualquer tipo de pessoa faz qualquer tipo de coisa (de caráter e qualidade duvidosa), e fica famoso, rolou uma banalização da fama e do conceito de celebridade.

9- SEXO

Até uma década atrás, sexo era um mistério a ser desvendado na prática. Era coisa de quem fazia com outras pessoas, consigo próprio e o acesso à pornografia pra menores de idade só rolava se algum tio deixava a coleção de revistinhas dando sopa ou quando rolava um roubo à banca. Agora, o que restou? NADA! Toda e qualquer coisa relacionada ao sexo, da mais casta à mais bizarra (2 Girls 1 Cup, tá a fim?), da mais anônima à mais célebre (beijo pra Paris Hilton), tá toda exposta na internet. Cadê o mistério? A perda da inocência no tempo certo? A virgindade?

10- VIAGENS TURÍSTICAS

O motivo é mais ou menos parecido com o do sexo. Acabou o mistério de conhecer uma cidade só colocando o pé nela. Antes de você ir, você já deu um Google, já fez uma lista de 18 páginas de coisas legais que você encontrou, já recebeu dicas de 47 amigos que visitaram o local uma vez, já ouviu o podcast do museu falando sobre as obras expostas, já viu 89237817232 fotos no Flickr, 380 vídeos no Youtube, já checou o Google Maps, o Google Earth e até andou pelas ruas da cidade usando o Google Street View. Surpresa, aventura e aquela sensação de ver tudo pela primeira vez? Não tem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário