16 de jan. de 2012

Bloco Profusão

Fórum:
Toda experiência criativa envolve, como vimos, um fluxo constante entre ordem e desordem.

Observe e analise a obra de J. Carlos, procurando refletir sobre o seu uso do espaço e da linguagem gráfica, sobre os elementos, ritmos e acentos visuais envolvidos na composição.
Neste fórum, debata com seus colegas a dinâmica entre ordem e desordem nesse trabalho: como os seus diversos elementos produzem e tensionam as duas sensações?

Resposta:
   Na obra de J. Carlos uma única palavra pode concentrar toda a sua força poética e informativa: a liberdade. É no caminho da liberdade que esse artista constrói a sua vida e a sua obra por meio de três vias condutoras. A arte, o design e o jornalismo formam o triângulo propulsor de uma obra desafiadora que encanta diferentes receptores de várias épocas com a riqueza de aspectos estéticos, plásticos e denotativos.

   Nos anos 20, enquanto a carreira de J. Carlos decolava, o Rio de Janeiro foi muito influenciado pelos modelos culturais franceses. O Art Noveau seguido do Art Déco caracterizaram as influências estéticas do início do século XX vindas da França. J. Carlos absolveu as influências dos dois movimentos europeus, imprimindo em seu trabalho, entretanto, uma espécie de tempero brasileiro, particularmente carioca. Sua obra é marcada pela leveza de seu traço preciso e sintético. Essa síntese pode ser uma das características mais modernas de seu trabalho por conseguir a exatidão com o mínimo que a linha oferece e, muitas vezes, apenas com o preto da tinta e o branco do papel. Figura e fundo, forma e vazio complementam-se de maneira exemplar num possível diálogo entre o dito e o não dito.

   Ao utilizar a cor, principalmente nas capas de revistas, o faz sem exageros. A cor é utilizada complementando a força do traço, com delicadeza. As capas de Para Todos, por exemplo, demonstram o seu domínio e conhecimento em relação à utilização das cores. Segundo Herman Lima (1950), seu traço possui muita afinidade com os ilustradores franceses Gavarni e Charles Hérouard.

   A profusão é um efeito ou técnica visual notadamente presente nos estilos gótico, barroco e art deco (pautada pelo ecletismo e mistura de vários outros estilos). Também na decoração, peças gráficas, alegorias e adereço das escolas de samba. De acordo com o simbolismo empregado realça a forma, volume, plano, contraste, ordem, desordem, e faz interagir os vários elementos e valores representacionais, primado pela técnica e o estilo. Está presente principalmente em configurações extravagantes e agregados informativos. Normalmente comunica enredo, tendência e emaranhado à procura de um clímax ou arrebatação, fruto da abundância.

   A capa da revista Para Todos, remete a um outro aspecto da profusão: o barroco. Pois ela é também uma técnica utilizada para o enriquecimento visual que está associada às questões de poder e riqueza. Também ao embelezamento e a orientação. A composição de J. Carlos ressalta estas qualidades da profusão. Pois o poder está com ela, e dela brota o apelo visual, usando o próprio nome da revista. Por extensão, para todos os olhares, admiradores. A imagem lembra uma ala da escola de samba. A cor preta na parte de baixo é o elemento visual para o restante das figuras tendo como base a mulher. O contexto da escala a relação tamanho e sua dinâmica, amplia o conhecimento da visualização, pois a aglutinação é feita com medidas e tamanhos proporcionais na primeira fila de homens, seguindo da desampliação, tornando mais evidente a mulher e a primeira coluna masculina. A desordem e a tensão estabelecida na parte de cima da imagem é sustentada pela cor preta e a figura dela, eixo vital de toda composição gráfica. Utilizando quase todo espaço da página, enfatiza um abandono da realidade em favor do mundo da fantasia, a exuberância da imagem sugere o desejo e o sonho.

   J. Carlos é um artista em sintonia com a sua época e com o seu momento histórico.



Referências:

José Aloise Bahia. Revista Germina. Belo Horizonte/MG. março, 2010. (Link: http://www.germinaliteratura.com.br/)

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