17 de jan. de 2012

Unidade 8 - Texto

No Módulo I, as obras incluídas no CD-ROM foram estudadas com base em dez conceitos que motivaram nossas análises e nos permitiram propor uma série de interpretações e relações a partir dessas obras. Esses conceitos foram escolhidos por seu interesse metodológico, isto é, porque nos pareceram interessantes e sugestivos de conexões e questões centrais para a produção do período estudado. Mas pelo próprio caráter ilimitado da interpretação e da construção de relações, poderíamos pensar essas mesmas obras a partir de inúmeros outros conceitos, que ajudariam a vê-las de modos, talvez, bem diferentes dos vistos até aqui.
Exercite agora outras possibilidades de análise, tomando como ponto de partida o conceito de “contradição”, mencionado no texto de Washington Lessa. Volte ao texto e reflita sobre o sentido atribuído a esse conceito. Em seguida, vá ao CD-ROM e, utilizando a ferramenta Espaço de Pesquisa, selecione um grupo de cinco a oito obras que, na sua opinião, possam ser relacionadas à “contradição”.
Elabore um texto, com no máximo uma lauda de extensão, sobre as obras que você selecionou, explicando como percebe as relações de cada uma com o conceito, e envie o texto ao tutor.

Texto:

   A arte da estatuária clássica floresceu na Grécia, no século V a.C. quando a representação da figura humana alcançou a perfeição anatômica, com senso de equilíbrio e perfeição. Na arte moderna, artistas vão de encontro com esse ideal de beleza mostrando as figuras humanas com aspectos caóticos, representados pela dor e sofrimento, como a obra Mulher em pé, de Alberto Giacometti, no bloco Distorção.
   No bloco Leveza podemos observar o filme Entr’ act de René Clair que mistura delicadeza e humor corrosivo, com seqüências desconexas em que hora mostra uma bailarina de gestos suaves, hora uma bailarina barbada de formas grotescas, onde o ideal de leveza e gestos femininos é contraposto.
   No bloco Sinuosidade, temos o interior do Hotel Tassel de Victor Horta, onde as curvas passam da estrutura à decoração, exprimem a leveza obtida pela tecnologia moderna e, ao mesmo tempo, dão unidade plástica a todo o espaço construído refletindo o otimismo da época em ruptura ao passado em que prevaleciam interiores pesados, carregados de referência. Ainda no bloco Sinuosidade, com o casaco Fantasio de Paul Pioret ao instituir um modelo solto que libertava o corpo feminino do uso de espartilho.
   No bloco Profusão, com a obra Acumulação de jarras de Arman, mostrando um consumo excessivo e o rápido descarte, utilizando materiais não-artisticos é propondo a reflexão da funcionalidade e da simplicidade. Temas muito debatidos nos dias de hoje, em que falamos de reciclagem e sustentabilidade.
   Estas são algumas das obras que trazem em si o conceito de contradição, de obras que “contrapõe aos ideais modernistas de unidade, clareza, simplicidade e harmonia as categorias de riqueza, ambigüidade, contradição e redundância”, apresentado no texto.

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