17 de jan. de 2012

Unidade 7 - texto


No Módulo I, estudamos as obras incluídas no CD-ROM a partir de suas relações com dez conceitos. Esses conceitos nos ajudaram a perceber alguns aspectos importantes nessas obras, como questões estéticas, vínculos com o contexto histórico e significados culturais, e nos permitiram refletir sobre possíveis relações entre trabalhos bem distintos entre si, como peças de vestuário, pinturas e cadeiras. Mas, como vimos desde o começo do curso, todos os objetos e imagens podem ser experimentados e compreendidos sob inúmeros pontos de vista, portanto podem relacionar-se a conceitos e significados diversos.    Muitas são as obras que vimos no primeiro módulo, nas quais podem seguir uma idéias, mas não pertencerem ao mesmo bloco temático, nesta proposta escolhi o conceito da Geometria, que representa a vontade do homem em copiar a natureza, o equilíbrio, a simetria, a regularidade, a perfeição e a beleza. 
  
   Escolha um dos dez conceitos trabalhados ao longo do Módulo I (fragmentação, profusão, movimento, leveza, distorção, montagem, repetição, abstração, geometria ou sinuosidade). Vá ao CD-ROM e, utilizando a ferramenta Espaço de Pesquisa, selecione um grupo de cinco a oito obras que, na sua opinião, também possam ser relacionadas ao conceito escolhido, sem levar em conta as dez obras que já foram associadas a esse conceito no seu respectivo Bloco.
Elabore um texto, com no máximo uma lauda de extensão, sobre as obras que você selecionou, explicando como percebe as relações de cada uma com o conceito escolhido, e envie o texto ao tutor.


 
Resposta:

   A primeira obra escolhida foi do Bloco Abstração a pintura de Theo van Doesburg, intitulada “Composição XXII”, de 1920, esta obra concebida com princípios de ordem e harmonia, com poucas cores em um sistema de linhas retas.
   A segunda obra pertence ao bloco Fragmentação de autoria dos irmãos Campana, cadeira “Favela”, de 2003, cadeira construída com a justaposição de pedaços de madeira, misturando precariedade e exuberância.
   No Bloco Montagem temos a colagem “Copo e garrafa de Suze”, de Pablo Picasso - 1912, procedimento de colagem usando recortes de diferentes materiais criando um espaço plástico baseado na justaposição de planos.
   Do Bloco Movimento com Gaetano Pesce, podemos observar as poltronas “Up séries”, de 1969, poltronas com formas arredondadas de materiais sintéticos, se sobrepunham ao predomínio da sobriedade e linhas retas.
   Com Donald Judd, no Bloco Repetição em objeto sem título, de 1984, observamos uma obra construída com placas de alumínio, em cores cromáticas fazendo uma obra tridimensional.
   Quando observamos as obras artísticas, podemos perceber que foram aplicados princípios geométricos em suas construções, ou seja, idéias matemáticas estão por trás destas obras.
Propomos agora que você exercite diferentes possibilidades de interpretação dos conceitos e das obras reunidas no CD-ROM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário