16 de jan. de 2012

Bloco Sinuosidade - Texto

   Um conceito interessante surgido durante a leitura do texto “O design gráfico e sua história”, de Rafael Cardoso, é o da “desconstrução”.
   Esta seria uma estratégia de produção característica de designers que, a partir dos anos 60, buscaram saídas à estética racionalista das formas concisas, predominante no design desde os anos 20. Questionar, protestar, subverter seriam a tônica desses projetos que o autor situa no design gráfico, mas que podemos estender ao design de produto e de interiores, pois na história dialogam intensamente entre si.
   A obra de Gaetano Pesce no bloco Movimento e a de Alessandro Mendini no bloco Distorção colocam em jogo diferentes desconstruções de formas e valores.
   Analise o que teria sido “desconstruído” em cada obra, a operação de desconstrução levada a cabo, seu propósito e resultado.
   Elabore um texto, com no máximo duas laudas de extensão, e envie ao tutor.


Texto:
   A partir da década de 60, sufocados pelo racionalismo e pelo formalismo e suas leituras estéticas reducionistas, típicas da linguagem modernista, fica evidente a necessidade de uma nova identidade num mundo em pleno processo de globalização.
   Considerado um dos mais versáteis e não-convencionais designers da última metade do século, Gaetano Pesce - nascido em 1939 em la Spezia - tem expandido noções e estruturas do Novo Design Italiano durante toda a sua carreira. Depois de estudar arquitetura e desenho industrial em Veneza no início da década de 60, passou a produzir continuamente trabalhos em pintura, escultura, filme, teatro, design e arquitetura, além de ser um dos fundadores do Grupo N, grupo de artistas envolvidos na arte emergente do movimento Bauhaus.
   Em 1967, Pesce deixou a Itália para uma década de viagens pelo mundo. A grande ascensão deste designer aconteceu de fato com o lançamento das poltronas UP, em 1969. Dali em diante seu trabalho ficou conhecido como "idiossincrático". A série, composta por cadeiras para diferentes usos (para crianças, adultos e casais), tinham design simples e confortável. A grande inovação, porém, estava no material usado: espuma de poliuretano, comprimidas a vácuo e envolvidas em envelopes de PVC. Quando estes envelopes eram "abertos", as cadeiras expandiam-se para um tamanho normal. Com isso, Pesce parece questionar a estética, colocando o movimento como principio estruturador as peças embaladas a vácuo e ainda adere à linguagem pop como forma de protesto, seus objetos são voltados ao consumo rápido, feitos em larga escala, quase sempre pouco duráveis, trazem uma leitura cômica por suas linhas e volumes que lembram os seres vivos, assim subverte a ordem da padronização com peças arrojadas, irreverentes e informais.
   Consciente de sua própria importância histórica, Pesce é considerado um dos designers "mais artísticos" da Itália. Muitos de seus trabalhos fazem parte das coleções permanentes de grandes museus, como o MoMA (Nova York), o Musée des Arts Decoratifs e Centro Georges Pompidou (Paris) e o Museo D'Arte Moderna (Turim).
   Enquanto Pesce quebra a linha reta, proporcional e geométrica, Mendine as usa como referencia direta, fazendo um protesto irônico criando caricaturas para as cadeiras Thonet e Wassily, na primeira insere elementos metálicos, coloridos e assimétricos, na segunda deforma o desenho reto das faixas de couro liso trocando-os por manchas irregulares que parecem derreter a rigidez da estrutura. Em Thonet e Wassily, Mendini não se preocupou apenas na utilidade do produto, mas como designer modernista, propôs através das técnicas projetadas, explorar o espaço utilizado, elaborando uma estrutura conceitual, através das releituras dessas duas obras.
   Alessandro Mendini – nascido em 1931 em Milão – é Designer e Arquiteto, considerado um dos mais importantes inovadores contemporâneos do Design e Arquitetura na Itália. Atuante, foi um dos principais expoentes do “Design Radical” dos anos 70, década em que trabalhou com Ettore Sotsass. Nos anos 80, foi um dos fundadores da “Domus Academy” (Escola de Pós-Graduação). Como Designer, alia diferentes referências culturais na produção e criação Gráfica, no Mobiliário, Interiores e na Arquitetura. Leciona na Universidade de Milão e mantém o “Atelier Mendini” associado ao irmão Francesco Mendini. Ganhou o” Compasso d`Oro nos anos de 1979 e 1982 e tem o título “Chevalier des Arts et des Lettres” na França.
   Ambos artistas, Gaetano Pesce e Alessandro Mendini, questionam e rompem com a forma buscando uma nova proposta visual na descoberta de novas possibilidades.

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