16 de jan. de 2012

UNIDADE 1 - Bloco Movimento

FÓRUM 1:


Este fórum estará aberto durante duas semanas para que a questão proposta ao final da Síntese 1 seja debatida pela turma. Sua contribuição é fundamental.
Pense no Parangolé de Oiticica e no Píer de Smithson e procure refletir sobre as suas possíveis relações com a operação inventada por Duchamp.
Debata: de que modo os materiais, processos e ações envolvidos nos dois trabalhos podem ser remetidos ao readymade?

Aqui neste fórum interessantes questões, pois tentaremos pensar a criação de Oiticica e Smithson, com trabalhos mais contemporâneos, a partir das novas estratégias e possibilidades para a arte estabelecidas por Duchamp.

Resposta:
O que o “Parangolé” de Oiticica e o “Pier em Espiral” de Rober Smithson nos propõe é o deslocamento da experiência do campo intelectual racional, para o da proposição criativa vivencial. E isto só é possível com a radicalização da vivência através da manipulação, do movimento e da utilização plurisensorial da "obra".

Oiticica e Rober Smithson aproximam-se de Marcel Duchamp quando criam uma obra de arte que não é apenas um ato artístico pendurado em um museu. A proposta da "antiarte" consiste em sensibilizar o cotidiano sem pretender impor um padrão estético ou um procedimento técnico

O desejo de uma experiência artística única, intransferível, entra em choque com a instituição da arte, o consumo mercadológico do objeto artístico, o primado da técnica e a emoção "estética".

Nenhum comentário:

Postar um comentário