16 de jan. de 2012

Bloco Repetição

Warhol, Kosuth, Judd e Resende tratam de afirmar é que a arte está nas relações que eles criaram entre certos objetos, imagens e pessoas, e que cada espectador será capaz de vivenciar e dotar de sentido.

O que isso lhe recorda? O readymade de Marcel Duchamp, provavelmente. Afinal, este consiste justamente em um objeto industrializado, portanto produzido em série, igual a outros tantos, que a ação do artista situou como arte.
Agora reflita sobre a ação de Resende, sobre as coisas e a situação em que ele atuou. Neste fórum, debata sobre as possíveis relações e diferenças entre a obra de Resende e a obra de Duchamp; considere os materiais, as configurações, os lugares e o público envolvidos em suas respectivas ações.


Olá!
Parece que a obra de Duchamp foi mesmo capaz de estabelecer relações que alteraram significativamente o campo da arte. Prova disso é que, quase um século depois, tentamos pensar uma obra contemporânea como a de Resende a partir de alguns pressupostos estéticos já sinalizados na obra de Duchamp. Por tudo isso, penso que este debate é de extrema importância.
Bom trabalho para todos!


Resposta:
   Em Resende, temos vagões equilibrados por cabos de aço em meio a outros vagões “abandonados” num pátio ferroviário e seus arredores. Os vagões são “objetos prontos”, mas cheios de história e referências do local, da dinâmica econômica e espacial a que estavam antes inseridos. A cidade e suas múltiplas relações e abandonos são o palco e o motor da experiência vivida. Pois, se a experiência com este espaço era dominada pela pressa e indiferença dos habitantes, de repente ocorre uma quebra neste ritmo e a criação de uma nova relação com este espaço gerado pela intervenção do artista. O abandono, a melancolia, o sucateamento, a cidade em sua dimensão esmagadora e opressiva e a impotência dos indivíduos são elementos comumente discutidos em intervenções urbanas como a de Resende. Os locais são cuidadosamente escolhidos pelos artistas, pois são específicos, cheios de história, não são institucionalizados.
   Em Duchamp, o ready-made era escolhido justamente por seu desinteresse estético, por não atrair com sua aparência ou com a questão do gosto. Assim, quanto mais indiferente o objeto escolhido, maior o impacto causado às instituições Artista, Público, Museu e Marchand.

Nenhum comentário:

Postar um comentário